quinta-feira, 5 de março de 2009

Samba, só no carnaval?

É curioso como no carnaval, todos parecem gostar de samba: As rádios, a televisão, os automóveis desembestados com a percursão a milhão. Agrupamentos de ritmistas que unem-se tocando algo que acreditam ser samba, mas que não passa de marcha militar...
Tudo tão artificial, tão superficial, todos cantam sambas porque faz parte da cerimônia, assim como faz parte da cerimônia assistir ao show global do "Rei" Roberto todo final de ano, até que a morte nos separe. Assim como em baile de debutante tem que ter a tão esperada valsa e nos aniversários o "parabéns à você".
Não passei o carnaval em lugar algum. Não vi os desfiles pela televisão, não participei de blocos, sequer toquei um samba em meu violão! Sou um pecador, por isso? Devo ajoelhar-me diante do túmulo de Cartola, pedindo-lhe perdão por não ter sambado o carnaval? Mas, Cartola, meu violão samba o ano inteiro, meu velho! Lembro-me de um carnaval em que minha irmã brigou invejosamente comigo porque eu ganhei uma camiseta oficial da Estação Primeira de Mangueira: dizia que aquela camisa tinha que ser dela, pois ela TORCIA para a mangueira. Torcia? Mas ela nem ouve samba! Como pode torcer para a mangueira? Será que ela sabe, Cartola, quem foi que fundou a Mangueira? Será que ela sabe o significado das cores, o verde, o rosa?
Mas deixa prá lá. É tradição. Ia pegar mal não gostar de samba em pleno carnaval, correto? E afinal, quem sou eu para ficar falando dos outros?

3 comentários:

  1. quem não gosta de samba, bom sujeito não é!
    rs
    bj

    ResponderExcluir
  2. Passeando pela net às vezes a gente tromba com blogs interessantes, criados por pessoas interessantes. Bacana, me identifiquei e vou virar freguês. Tb gosto de samba fora do carnaval.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Marcelo! Seja bem vindo a este humilde depósito de quimeras. E viva o samba!!!

    ResponderExcluir